Lençol de borracha de silicone: Definição e funcionalidade

Os lençóis de borracha são importantes aliados nas mais variadas indústrias. Conforme as matérias-primas, sua usabilidade varia de acordo com o potencial de cada material. O lençol de borracha de silicone tem diferenciais importantes, principalmente no que diz respeito a sua atuação em áreas trabalham com temperaturas extremas, tanto muito quentes quanto muito frias.

A areia de quartzo é a matéria-prima utilizada para a criação da borracha de silicone, que tem muita elasticidade, o que facilita a sua usabilidade em diferentes áreas.

Apesar de sua concepção semelhante, o silicone não deve ser confundido com o látex, já que ambos apresentam características distintas. O látex é comumente usado em materiais cirúrgicos e pode gerar reações alérgicas, ao contrário do silicone.

Temperatura de trabalho

Sendo indicado para uso em indústrias que atuam com temperaturas extremas, o lençol de borracha de silicone pode ser exposto a condições que variam de -60ºC e chegando até 200ºC. Por lidar tão bem com temperaturas altas, ele é comumente utilizado em meios que lidam diretamente com calor. Por conta disso, o lençol de borracha de silicone pode ser encontrado em estufas e fornos.

Baixo índice de toxicidade

Outro fator importante trazido pelas propriedades do silicone é o seu diferencial atóxico. O produto, que apresenta baixo índice de toxicidade, pode estar em contato direto com produtos. Por isso, é um excelente aliado da indústria alimentícia, já que não apresenta riscos ao consumidor final. Também pode ser encontrado no isolamento térmico da indústria de laticínios.

O setor médico e de exames laboratoriais também utiliza o lençol de borracha de silicone. Outro aspecto importante que colabora para sua utilização nestas áreas é o fato de o lençol não ter cheiro, o que evita que os produtos que fiquem em contato direto com ele fiquem com odor de borracha.

Ideal para isolamento elétrico

O lençol de borracha de silicone também tem um efetivo uso no que diz respeito a isolamento elétrico. Neste fator a matéria prima apresenta diversas potencialidades além da natural resistência da borracha às descargas elétricas.

A resistência a variações de temperatura faz o lençol preservar a integridade dos fios. Além disso, ele apresenta alta resistência à água e outros corrosivos, trazendo muito mais segurança para instalações elétricas variadas.

Contraindicações

Assim como qualquer outro lençol de borracha, os feitos à base de silicone também apresentam contraindicações que devem ser levadas em conta na hora de escolher o produto ideal para seu negócio. Sua interação não é indicada com GLP, petróleo e seus combustíveis derivados. Além disso, o lençol de borracha de silicone não deve ser cortado durante o seu manuseio.

Outros tipos de lençol de borracha

lençol de borracha de silicone apresenta diversas características positivas, mas talvez não seja o mais indicado para suas necessidades. Outras matérias primas utilizadas comuns são os lençóis naturais, de borracha nitrílica, EPDM, SBR, Neoprene, Pulsometro, Látex, de borracha butílica entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *