Lençol de borracha: O que é e qual sua aplicação?

Não sabe o que é um lençol de borracha, tão pouco conhece as suas aplicações? Em caso de resposta positiva, não deixe de conferir o artigo, abaixo. Nele abordamos o essencial a respeito do assunto.

Você sabe o que é lençol de borracha? É provável que sim, sobretudo se atua em algum desses segmentos, precisamente na área de acabamentos: academia, espaço de lazer para crianças, shoppings centers, escola, hospital, entre outros.

É uma solução que pode ser aplicada aos mais diversos nichos do mercado e da indústria, com o objetivo de garantir maior resistência à fricção. Porém, caso saiba muito pouco a respeito desse material, continue a leitura e fique por dentro do essencial!

Afinal, o que é lençol de borracha?

Trata-se de um produto que é feito, geralmente, com elastômeros naturais ou sintéticos, cuja principal função é revestir ou isolar superfícies que estão sujeitas a fortes impactos e que sofrem maior fricção, a media que se colocam em contato com objetos como equipamentos de academia, por exemplo, que, além de serem pesados, costumam sair do lugar conforme são utilizados.

O lençol de borracha leva esse nome justamente por se assemelhar, em muito, a um lençol, objeto que pode forrar superfícies, protegendo-as de impurezas.

Vale dizer que esse produto pode assumir dimensões variadas, como ter uma espessura entre 0,4 mm e 12,7 mm, bem como uma largura de 1000 mm. 2000 mm. Essa flexibilidade possibilita que o produto seja utilizado nos mais variados projetos de acabamento.

Tipos de lençol de borracha

No mercado, existem diversos tipos de lençol de borracha. A seguir, conheça os principais:

– Lençol de borracha cuja superfície é lisa nos dois lados;

  • Manta de borracha que tem uma superfície lisa e a outra, texturizada;

– Lençol com superfície de impressão de lona em ambos os lados.

Vale dizer também que ele se diferencia em razão do material utilizado em sua fabricação. Em geral, é um produto que é composto dos seguintes materiais: silicone, neoprene, nitrílica e polímero.

Aplicações

Como apontamos no início do artigo, o lençol de borracha pode ser aplicado aos mais diversos nichos do mercado, como em hospital, indústria, escola, academia, entre outros espaços fitness. Porém, é importante dizer que para selecionar o ideal, devem-se considerar as características do ambiente. Para locais em que as operações sejam, digamos, mais pesadas, é fundamental selecionar um lençol de borracha que conte com as dimensões necessárias para evitar que o piso seja deteriorado.

Faz-se importante um adendo: muitas pessoas acreditam que o lençol de borracha tem como função apenas garantir maior resistência em ambientes que tenham operações mais pesadas, o que é um erro. Esse produto também tem sido aplicado em ambientes que manipulam alimentos, com o objetivo de gerar maior higiene.

Além disso, também tem sido usado para isolar ambientes considerados de alto risco. Há aqueles que têm uma malha de fios no piso. Ao colocar o lençol de borracha sobre ela, garante-se maior segurança para as pessoas que por ali passarem, como funcionários.

Agora que sabe melhor o que é e conhece as principais aplicações do lençol de borracha, adote-o em sua empresa ou em outro local que desejar. Dessa maneira, você faz com que ele seja mais seguro, resistente e confortável.

Assim podemos concluir os benefícios, forma de utilização e tipos de mantas de borracha.

Um comentário em “Lençol de borracha: O que é e qual sua aplicação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *