O que é lençol isolante elétrico?

Para garantir um trabalho seguro em meio a ação de cargas elétricas, existem diversos produtos que funcionam como isolantes elétricos.

Com estes isolantes, os eletricistas podem realizar os trabalhos em fios e peças energizadas sem correr o risco de levar choques.

Um dos materiais mais utilizados no mercado como isolante elétrico é a borracha.

Entre as suas utilizações temos a manta isolante, estrato isolante, manga isolante, luva isolante e, o mais comum, o lençol isolante.

Quer saber mais sobre o lençol isolante? Então, continue lendo nosso post.

O que é o lençol isolante?

O lençol isolante elétrico é um equipamento feito de borracha, que funciona como se fosse uma manta.

Por conta de suas especificidades técnicas, ele permite que se isole a tensão elétrica e, com isso, possibilita que os profissionais realizem suas atividades de forma segura, mesmo trabalhando em altas voltagens.

Função do lençol isolante

A principal função do lençol isolante é a proteção do eletricista contra eventuais choques de baixa, média e alta tensão.

Outro ponto é que o produto também pode ser utilizado na prevenção de acidentes por contatos com partes ou linhas vivas e energizadas ou por aproximação.

Ademais, para que possa garantir que esta função está sendo cumprida regularmente, é necessário que se escolha um lençol isolante com a espessura adequada.

Como escolher o lençol adequado?

O lençol isolante é dividido em quatro diferentes classes, cada uma delas com suas especificações técnicas específicas e que protegem determinada voltagem, devendo o cliente analisar qual delas é a mais adequada com a sua utilização.

São elas:

– Classe 0: Com espessura de 3,2 mm protege até a tensão máxima de 1000 V;

– Classe 1: Com espessura de 4,8 mm, protege até a tensão máxima de 7500 V;

– Classe 2: Tem espessura de 6,4 mm e protege até a tesão máxima de 17000 V;

– Classe 3: Tem espessura de 9,5 mm e protege até a tensão máxima de 26500 V;

– Classe 4: Com 12,7 mm de espessura, protege até a tensão máxima de 36000 V.

Principais cuidados na utilização do lençol isolante

Antes de adquirir o seu lençol isolante, é importante que você verifique se o material foi submetido a inspeções anuais e testes elétricos para garantir que ele está dentro das especificações necessárias a serem seguidas pelo fabricante e comprovam a sua eficácia na prevenção de choques elétricos.

Em casos de quaisquer danos ao lençol como cortes, contaminação. Abrasão ou furos, o item deve passar por uma análise para verificar se é caso de conserto ou de descarte, a fim de que se mantenha a proteção aos trabalhadores.

É importante que se tenha um cuidado redobrado na hora da lavagem dos lençóis. Eles devem ser lavados exclusivamente com uma solução de sabão neutro e posteriormente bem enxaguado com água limpa e deixar secá-lo completamente ao ar livre ou por meio de ventiladores. Outros produtos podem estragar o material e fazer que ele perca a sua função protetiva.

Não utilize na limpeza nenhum produto químico proveniente do petróleo.

Conheça nosso lençol Isolante

Nosso lençol isolante é fabricado com borracha em um processo de vulcanização, não havendo irregularidades físicas ou com emendas. No tamanho de 910 mm x 910 mm.

Tendo um acabamento reto, uniforme e perfeito. Atendendo todas as normas de segurança ASTM D0148.

Com a vantagem de o produto ser resistente a variações de temperatura, permitindo uma maior segurança aos funcionários, uma vez que diminui os riscos com danos estruturais.

Além disso, utilizamos matéria-prima de qualidade o que permite uma maior vida útil.

Deseja comprar o melhor lençol isolante do mercado? Entre em contato conosco e descubra o melhor preço e sua melhor escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *