Estrado isolante elétrico: Tudo o que você precisa saber

Você sabe para que serve o estrado isolante elétrico? É um piso produzido em borracha de diversas cores e tamanhos, que garante a segurança em ambientes de alto risco de ocorrência de descargas elétricas. Portanto, a sua função é garantir que os trabalhadores não sejam atingidos por descargas elétricas.

O que é?

Trata-se de um equipamento de segurança para quem trabalha com eletricidade ou em áreas de risco, como cabine primária, secundária, CCM (Centro de Controle de Motores), subestação e outros.

Além disso, é um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), de acordo com a NR-10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, com base na NRB) 14.039 da ABNT.

Por conta da necessidade de segurança com o uso desse produto, o estrado deve possuir padrão de qualidade, além de apresentar código de rastreabilidade e selo de qualidade vinculados ao laudo de isolação elétrica. Todos os estrados produzidos são testados para assegurar a sua qualidade.

Especificações

Existe uma variedade de estrados isolantes elétricos, a depender da necessidade, podendo ou não, apresentar fendas. Suas especificações básicas são 1000Mm x 1000Mm x 25Mm, de acordo com a norma Ansi/Astm D1048.

Devem apresentar características de um piso isolante, como ser antiderrapante, flexível e robusto, para assegurar a sua durabilidade. Sua fabricação deve ser realizada com matérias-primas certificadas e maquinários com tecnologia de ponta, fatores determinantes para que o estrado isolante atenda aos requisitos de segurança.

Onde o estrado isolante elétrico pode ser utilizado?

O estrado isolante elétrico garante proteção em isolação elétrica. Além de ser utilizada nas cabines de força primária, secundária e subestações, pode ser utilizado também para cobrir a parte interna de painéis elétricos e com fontes de tensão.

Em geral, esse equipamento pode ser utilizado em qualquer lugar que apresente algum tipo de risco de descarga elétrica. Vale destacar também que o seu uso deve seguir as recomendações do fabricante.

Como armazenar o estrado isolante elétrico

Para que a qualidade do produto seja mantida, é necessário atender a alguns cuidados de conservação. O estrado isolante térmico deve ser armazenado em locais com temperaturas inferiores a 35ºC e que não possuam contato com unidade, luz solar ou faíscas elétricas.

É importante também que o equipamento passe por inspeções periodicamente, com o intuito de garantir o seu desempenho.

Riscos descargas elétricas

Quem trabalha com eletricidade, deve ter o estrado isolante térmico entre os seus equipamentos de trabalho, afinal de contas, uma descarga elétrica pode causar consequências muito graves.

A depender da tensão do choque, além da exposição à descarga elétrica, esse incidente pode ser até mesmo fatal. Portanto, todo cuidado é pouco.

Um profissional que receba descarga elétrica sem proteção pode sofrer sensações diversas como ferimentos, dores musculares, formigamento, contração muscular, queimaduras internas e externas, paradas cardíacas e/ou respiratórias ou morte por asfixia.

Dessa maneira, utilizar os equipamentos que garantam a segurança ao trabalhar com eletricidade, a exemplo do estrado isolante elétrico é fundamental para realizar suas atividades com total segurança e tranquilidade.

Para saber mais sobre o estrado isolante elétrico, acesse o site da Lbor, empresa fabricante de produtos de borracha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *