Tipos de perfil de borracha e utilidades

A borracha atende as necessidades de várias áreas da indústria, principalmente por ser um material versátil e maleável. Quando adaptada para função de vedação, se torna um perfil de borracha, que atende essa e muitas outras necessidades do mercado. Por isso, há uma variedade de perfis que suprem diferentes demandas.

A função, porém, é também variável, conforme o material adicionado à borracha na fabricação do perfil. Esse é o motivo pelo qual esse tipo de produto está presente em uma diversidade de locais, como por exemplo, nos automóveis, em forma de composição de algumas partes, com o objetivo de vedar e proteger.

Saiba mais sobre o perfil de borracha, os tipos existentes a sua utilidade lendo este post!

Quando podemos classificar como perfil de borracha

Os materiais feitos em borracha podem ser classificados como perfil, caso tenham a sua confecção baseada em um formato de vedação. Os produtos podem variar de aparência, a fim de atender algumas especificidades, porém, mantém a mesma função. O uso de borracha é, entre outros fatores, por conta da flexibilidade e versatilidade do material.

A função do perfil emborrachado

A função dos perfis é, como mencionamos, vedar, proteger ou ajudar a dar acabamento em alguma estrutura. Quando se fala sobre perfis, o que vem à mente é normalmente essa função de vedar, porém, o uso de borracha nesse quesito pode ser mais amplo, como amortecimento, absorção de impacto, acabamentos e isolamento, com as devidas alterações de fabricação em seu formato.

Em que locais é mais fácil encontrar esse tipo de material

É possível encontrar os perfis de borracha em uma diversidade de locais da indústria. O Perfil de Borracha Bi Elastômero com Alma, por exemplo, é usado em veículos em várias partes, como capô e painéis, entre outros. Já o Tipo T, é encontrado em vedação de estufas e fornos, por aguentar altas temperaturas. Tudo dependerá das características específicas e por isso as vantagens que o material oferece em cada área da indústria.

Quais os tipos de perfis de borracha

Há muitos tipos de perfil, cada um com suas funções e características. A diferença maior está no tipo da borracha usada na sua fabricação. Junto da borracha também é possível adicionar para fazer os perfis: EPDM, nitrílica, SBR, silicone e Viton. Além disso, diferentes tipos de borrachas podem compor um tipo de perfil.

Como escolher o perfil de borracha ideal

A fim de não errar, é preciso saber exatamente a utilidade que terá o produto. Isso porque, como já vimos, as características do material fazem toda a diferença na função a qual ele é destinado. Além disso, é preciso optar por qualidade em relação à empresa para compra e fornecimento desse tipo de material.

Esses são os tipos de perfil de borracha e as suas principais funções. Sabendo de tudo isso, é fácil compreender que o mais importante é optar por materiais de qualidade e saber exatamente as suas características na hora de empregar em determinada função, a fim de aproveitar ao máximo o seu potencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *