Lençol de borracha: Tudo o que você precisa saber

Lençóis de Borracha estão muito presentes na indústria, em instalações elétricas e até mesmo no comércio. Quer conhecer mais sobre esse produto indispensável para a segurança das operações? Tudo o que você precisa saber está aqui. Confira!

O Lençol de Borracha é um produto muito utilizado na área industrial e em instalações elétricas. Existe um tipo de Lençol de Borracha projetado especialmente para cada situação, e neste texto você vai saber muito mais sobre eles. Confira.

O que é Lençol de Borracha

Lençóis de Borracha têm a função de suportar diferentes tipos de danos e condições extremas, garantindo assim a segurança e a integridade de funcionários, equipamentos e espaços nos quais são realizadas operações industriais ou elétricas.

Há, por exemplo, Lençóis Emborrachados designados para suportar pressão, abrasão, temperaturas extremas, umidade, contato com elementos químicos, altas tensões, compressão, entre outras utilidades.

Onde são utilizados Lençóis de Borracha

Os usos são muito variados. Grande parte dos Lençóis de Borracha são projetados para uso em operações industriais de pequeno, médio e grande porte. Há também lençóis desenvolvidos especialmente para uso como isolante por eletricistas domésticos ou da rede.

Até mesmo em lojas de varejo ou atacado, os Lençóis de Borracha podem ser utilizados para proteger instalações, estoque de produtos e equipamentos de alto valor. Também é usado para revestir o piso, para fim antiderrapante.

É preciso adquirir e empregar o tipo certo de lençol emborrachado para o uso em questão, assegurando a melhor performance.

Quais os tipos de Lençóis de Borracha para uso industrial

O setor industrial tem operações variadas que exigem diferentes tipo de lençol. Veja:

  • Borracha nitrílica: Produto para uso em contato com derivados de petróleo. Não indicado para uso em cetonas, solventes polares, ácidos fortes e ozônio; Opera entre -40 oC e 100 oC
  • Borracha de SBR: para resistir abrasão, impacto, compressão e cortes. Não deve ser usado com derivados de petróleo, ozônio e cetonas; Opera entre -40 oC e 70 oC
  • Borracha de Neoprene: Bastante versátil, resiste a ozônio, óleos, desgaste, compressão e graxas; Faixa de operação de -40 oC e 70 oC
  • Borracha Viton: opera bem em alta temperatura, usado para revestimento de cilindros. Suporta ácidos nitrílicos, mas não é resistente a Metil Etil Cetona. Opera entre -26 oC e 205 oC.
  • Borracha natural: versátil, muito usado no comércio. Suporta impacto, atrito, cortes, eletricidade e pressão. Tem resistência mecânica e é flexível. -40 oC e 70 oC é sua faixa térmica
  • Borracha de silicone: Indicado uso em intempéries, isolamento elétrico, higiene e em contato com ozônio. Ampla faixa térmica de operação, vai de -60°C a 200°C.
  • Borracha de Látex: usado para fabricar revestimento de tubos de inflar, diafragmas e vedações. Faixa de operação de -40 oC e 70 oC
  • Borracha pulsômetro: usado para fabricar aventais, juntas, vedação de câmara fria e cintas industriais. Resiste a grãos de areia, limalha de aço e compressão;
  • Borracha EPDM: usado para resistir a intempéries, ácidos em diluição, ozônio, umidade e salmoura. Não deve ser usado com derivados de petróleo. Opera entre -40 oC e 70 oC
  • Borracha Lamina Rosa: bastante elástico, é usado em instalações hospitalares e cintas modeladoras. Faixa de operação de -40 oC a 70 oC.

Lençol de Borracha para eletricistas

O Lençol de Borracha, também chamado de Manta Isolante, isola a fiação e impede o contato com o eletricista. Deve ser usado de maneira combinada aos EPIs. A espessura da manta de borracha determina qual a voltagem que ela suporta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *